Nesta terça-feira (16), o Sispesp se reuniu com Carlos Alberto Fachini, diretor administrativo e financeiro da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).
Além do presidente do Sispesp Lineu Mazano e Edivaldo Bezerra Fernandes, diretor de área das Fundações, participaram da reunião virtual o delegado sindical Moyses Israel Coelho Ribeiro, também presidente da Assoseade (Associação dos Servidores da Fundação Seade); e a equipe jurídica do Sindicato. A pauta principal foi o comunicado recebido pelos servidores referente à Emenda Constitucional n. 103/2019, da reforma previdenciária. O texto alerta que todo servidor aposentado a partir de 13.11.2019 deve comunicar à Seade para seu imediato desligamento.
O Sispesp questionou o comunicado e as regras impostas sem diálogo com o Sindicato e os trabalhadores. Entendemos que a EC 103 tornou incompatível a permanência de aposentados em emprego público após 13/11/2019, no entanto, um prévio diálogo seria imprescindível.
No entanto, o diretor da Seade explicou que, a partir de um parecer da procuradoria Geral do Estado, provocada pelo INSS, o Seade ficou condicionado a fazer o levantamento da situação dos servidores. A decisão foi precedida por análise e manifestação da consultoria jurídica e da Diretoria. “Por enquanto, foi constatado apenas um caso de uma funcionária atingida pela regra”, afirmou Carlos Alberto.
Segundo ele, a partir de agora, os casos que surgirem deverão ser analisados individualmente e a decisão de se aposentar ou de se manter contratado compete ao servidor.
O diretor da Seade reforça que há uma sensibilidade do corpo diretivo com relação aos empregados.
“Temos um plano de modernização e reorganização interna, inclusive com pedido de abertura de concurso público para fortalecer o quadro. Mas dependemos do governo. A Fundação não é autossuficiente, depende de recursos do Tesouro e do Estado”, ele explicou.
IAMSPE – Outro ponto de pauta, foi o comunicado referente a Lei 17.293/2020, que abriu prazo para adesão de todos os empregados públicos ao Iamspe. O diretor explicou que a adesão é voluntária e que não há pressão por parte da Seade.
Na próxima semana deverá ser agenda uma reunião entre com RH da Fundação, em conjunto com o Sispesp e a Assoseade, com a participação dos funcionários para esclarecer dúvidas referentes a questão.
Para Lineu Mazano, a reunião foi proveitosa e positiva. “É importante mantermos esse canal de diálogo aberto para debatermos as principais demandas dos funcionários da Seade”, disse o presidente do Sindicato.
Da mesma forma, o delegado sindical Moyses e o direitor Edivaldo destacaram outros assuntos de interesses dos trabalhadores e avaliaram positivamente o encontro e a disposição de diálogo do representante do Seade.
Mazano também se colocou à disposição para organizar outras reuniões e assembleias com os funcionários e representantes da empresa para esclarecer dúvidas relacionadas a demais demandas.
“Ficamos felizes em tratar com o Sispesp, um Sindicato forte e muito importante para os servidores. As portas da Seade estão abertas”, finalizou o representante da Fundação.
Fique bem informado – O Sispesp mantém um grupo no WhatsApp para informar os funcionários das instituições e autarquias sobre as negociações em andamento e enviar notícias de interesse dos servidores em geral.
Participe! Clique AQUI e mande a palavra *Seade* para nosso WhatsApp.