O Sispesp promoveu quinta-feira, dia 17, Assembleia Geral Virtual com funcionários da Fundação Seade para construir a proposta de Acordo Coletivo que será levada à Fundação.
A assembleia, coordenada pelo nosso presidente Lineu Mazano, contou com a presença de diretores, advogados do Sindicato, delegados sindicais e dezenas de funcionários da Seade.
No início da reunião, o advogado dr. Francisco Fernandes deu informes sobre o andamento das ações judiciais movidas pelo Sispesp.
Lineu Mazano conversou com os servidores sobre condições de trabalho e direitos e destacou que o Sispesp está de portas abertas para as reivindicações da categoria, que está sem reajuste salarial desde 2015. “Realmente é um absurdo. Mas vamos atuar para mudar esse cenário”, afirmou Mazano.
Delegado do Sindicato e presidente da Associação dos Funcionários da Seade (Assoeade), Moyses Ribeiro, destacou que o objetivo é debater as necessidades dos trabalhadores até chegar a um bom acordo. “O momento não é fácil. Não está na preocupação dos governos a defesa de um serviço público de qualidade. Por isso, está mais que na hora de nos organizarmos e termos nossa política de atuação para garantir nossos direitos e que nossas reivindicações sejam atendidas”, afirmou.
Os trabalhadores da Seade fizeram uma exposição da situação enfrentada por eles, com salários defasados, que vem corroendo o poder aquisitivo e deteriorando as condições de vida, e sem estrutura para o desempenho das funções em home office.
Após debates e sugestões, foi aprovado a reivindicação de recomposição salarial, bem sobre o vale refeição; reajuste do valor do plano de reembolso; e a implantação de vale alimentação; a criação de um grupo de discussão para a Implementar plano de cargos e salários.
Nas cláusulas sociais, os trabalhadores reivindicam ao aperfeiçoamento das regras para desempenho do teletrabalho e home office; com auxílio para gastos com internet e telefone; recomposição de equipamentos de informática; bem como para custear a estrutura física, como mobiliário.
Também ficou aprovada a atuação para a resolução de demandas relativas à situação dos funcionários Coletores de Dados Entendimento jurídico das respostas dos questionamentos encaminhados à diretoria do Seade e à Gerência de Recursos Humanos, quanto a não aceitação de atestados médicos, metas de produção e critério de remuneração por média.