Sindicato Dos Servidores Públicos Do Estado De São Paulo

(11) 3106-5098 / 3112-8455
R. Silveira Martins, 53 - Sé
Seg - Sex 09:00 às 17:00

Mulheres com Dilma debatem conjuntura e retrocessos

  • IMPRENSA
  • /
  • JUL 2021
  • /
  • 65

 

O Fórum das Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais promoveu quarta-feira (14), o webinar  “Mulheres com Dilma". Com a participação da ex-presidenta Dilma Roussef, a live abordou a atual conjuntura e os retrocessos impostos pelo governo às mulheres. O Sispesp foi representado pela diretora de Assuntos da Mulher e membra do Fórum, Kátia Rodrigues. 

O evento contou com lideranças femininas do sindicalismo de diversos Estados e segmentos. As sindicalistas enfatizaram que o golpe de 2016 contra a primeira presidenta do Brasil, também foi um golpe contra todas as mulheres que por Dilma representadas. 

Em sua fala, Kátia Rodrigues relembrou sua presença no último evento da presidenta em 2016, a "IV Conferência de Políticas Públicas para as Mulheres", o tempo sombrio que a população vive atualmente, a importância  de debater os desafios e organizar a luta contra os retrocessos impostos às trabalhadoras e à população em geral pelo atual governo federal. 

"Lutamos contra a retirada de direitos que só conseguimos a partir de muita luta e determinação; lutamos contra o aumento da violência física e psicológica contra as mulheres, principalmente a mulher negra e periférica; lutamos contra o negacionismo, o racismo e a LGBTfobia; lutamos pelos milhões de órfãos e desamparados causados pela falta de políticas públicas perante a pandemia; lutamos pela liberdade sindical. Mas acima de tudo, estamos lutando por vacina e pela vida”, destacou Kátia.

A violência contra a mulher também permeou as falas. A ex-presidenta ressaltou a importância de entender de onde vem essa violência para que ela seja combatida em sua raiz. Segundo Dilma, o patriarcalismo e a escravidão explica o cenário de violência, desigualdade e discriminação combatido pelas mulheres. “A mulher era vítima de exclusão e da violência em suas diversas formas”. 

Para Dilma, apesar dos avanços, a sociedade brasileira ainda tem um longo caminho a percorrer. “Homens e mulheres precisam lutar juntos para reverter esse cenário”, declarou, Dilma.

Nota: Kátia Rodrigues é Diretora de Assuntos da Mulher do SISPESP; FESSP-ESP; CSPB e da NCST-SP

Atendimento

De Segunda à Sexta-Feira das 09:00 às 17:00h

Endereço:

R. Silveira Martins, 53 - Sé
Centro - São Paulo/SP - 01017-010

Telefone:

(11) 3106-5098
(11) 3112-8455

Fliado a:

SISPESP SISPESP

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba as últimas notícias e novidades!


Redes Sociais

Siga-nos se você quiser se manter atualizado sobre o que está acontecendo !!!
2019 © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DIAPOIO