Sindicato Dos Servidores Públicos Do Estado De São Paulo

(11) 3106-5098 / 3112-8455
R. Silveira Martins, 53 - Sé
Seg - Sex 09:00 às 17:00

Congresso Nacional elege nova diretoria da NCST

  • IMPRENSA
  • /
  • NOV 2021
  • /
  • 41

 

A Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST) realizou quinta-feira, dia 25 de novembro, o 5º Congresso Nacional Calixto Ramos. O nome é uma homenagem ao líder sindical falecido em decorrência da Covid-19. 

José Calixto também foi homenageado com o título de Cidadão Honorário de Brasília (póstumo). A honraria seria cedida em 2019. No entanto, em razão do necessário isolamento em consequência do agravamento da pandemia, não pôde ser entregue em vida ao sindicalista.

Além de atualizar o nome e a linha política da entidade, o Congresso elegeu chapa única, encabeçada pelo professor Oswaldo Augusto de Barros. João Domingos Gomes dos Santos, presidente da Confederação Sindical dos Servidores do Brasil (CSPB), foi eleito vice-presidente e nossa diretora de Assuntos da Mulher, Kátia Rodrigues, ocupará a diretoria adjunta de Assuntos da Mulher da Central.

Em seu discurso, o professor Oswaldo reforçou seu compromisso com as diretrizes da Central, que incluem o enfrentamento à agenda anti-trabalhista em curso, utilizando-se dos mais modernos recursos para o necessário fortalecimento da agenda da classe trabalhadora.

“Construí minha vida sindical, nos princípios que norteiam esta Central, e hoje, após o referendo de todos, estarei em todas as Frentes de Trabalho, defendendo-as com o mesmo rigor daqueles que por este cargo passaram”, reforçou Augusto de Barros.

Presidentes das demais Centrais Sindicais e parlamentares deixaram sua mensagem para desejar boa sorte ao novo presidente no desafio de conduzir a entidade em um momento de ataques ao sindicalismo, aos direitos sociais e dos trabalhadores. 

No período da tarde, foram apresentados painéis do juiz Rogério Neiva Pinheiro, sobre “Negociação Coletiva: ambiente de oportunidades de gestão da normalização trabalhista"; e do assessor político do Fórum das Centrais Sindicais, Clemente Ganz Lúcio, acerca do “Futuro do Movimento Sindical”, com  uma analise de conjunto e comentou a ação do sindicalismo em um cenário de eleição e com desafios enormes, diante dos ataques aos direitos sociais e o conjunto de transformações profundas no mundo do trabalho.

Após as palestras, Inês Ramos, filha do ex-presidente Calixto Ramos, fez um relato emocionado da trajetória do pai e de sua dedicação ao movimento sindical. 

CST – O Congresso também aprovou, com 75% dos votos dos participantes, Moção que sugere a mudança do nome da NCST para Central Sindical dos Trabalhadores (CST). No entanto, a alteração será levada ao Conselho de Representantes para aprovação.

Ao final do evento foi lida a “Carta Aberta de Brasília - Compromisso com a Nação e com a Classe Trabalhadora Brasileira”, documento oficial apresenta análise da conjuntura política no atual contexto histórico, relacionando os principais desafios sanitários, econômicos e sociais, bem como a disposição da Nova Central de realizar efetivo enfrentamento de qualquer agenda que fragilize a vida dos trrabalhadores brasileiros. 

Clique AQUI e leia a íntegra do documento. 

Encerramento – Coube a José Reginaldo Inácio, presidente em exercício até o dia 30, encerrar o evento. Em seu discurso, Reginaldo falou sobre a essência do sindicalismo e seu caráter social, características que, de acordo com o dirigente, são intrínsecas ao exercício do bom sindicalismo, “verdadeiramente alinhado à essência e aos autênticos anseios da classe trabalhadora”.  

 

Atendimento

De Segunda à Sexta-Feira das 09:00 às 17:00h

Endereço:

R. Silveira Martins, 53 - Sé
Centro - São Paulo/SP - 01017-010

Telefone:

(11) 3106-5098
(11) 3112-8455

Fliado a:

SISPESP SISPESP

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba as últimas notícias e novidades!


Redes Sociais

Siga-nos se você quiser se manter atualizado sobre o que está acontecendo !!!
2019 © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DIAPOIO