Sindicato Dos Servidores Públicos Do Estado De São Paulo

(11) 3106-5098 / 3112-8455
R. Silveira Martins, 53 - Sé
Seg - Sex 09:00 às 17:00

Direito do Consumidor: Endividamento do servidor é tema da primeira live

  • IMPRENSA
  • /
  • NOV 2021
  • /
  • 42

 
O Sispesp deu início nesta sexta-feira (26) a uma série de lives sobre Direito do Consumidor. Na primeira transmissão, a advogada especialista na área, dra. Eloiza da Rocha Sposito, falou  sobre endividamento e deu dicas para evitar a inadimplência.
 
O presidente do Sispesp, Lineu Mazano, e a advogada Aline Turbuck participaram e apresentaram as dúvidas de quem interagiu pelas redes sociais.
 
“Vamos realizar uma série de lives quinzenais sobre o Direito do Servidor, um tema interessante a todos os servidores e à população em geral. Quem não tem dívida? Por isso, é muito importante aprendermos o que é a educação financeira”, afirmou Lineu Mazano.
 
“Desde o momento em que acordamos, estamos praticando o direito do consumidor. Ao acender uma lâmpada ou abrir uma torneira você está consumindo. Por isso, é muito importante debater esse tema para que os servidores entendam seus direitos”, explica a dra. Eloiza. 
 
A advogada explicou a diferença entre endividamento e inadimplência:“Endividamento é quando você contraí uma dívida.  Apesar de estar em dia, você está endividado com parcelas a curto, médio ou longo prazo. E a inadimplência começa quando você atrasa o pagamento dessas prestações. Começa quando o cidadão não consegue pagar uma ou mais parcelas”. 
 
Segundo ela, é fundamental ter conhecimento e seguir algumas dicas para evitar o endividamento desnecessário e a inadimplência. “Cerca de 60% dos brasileiros terminaram 2020 endividados. É mais da metade da população que têm dúvidas se vai conseguir quitar suas dívidas. O servidor tem estabilidade, mas muitas surgem fatores que alteram nossos planos”, alerta a especialista. 
 
“Por isso é muito importante você ter noção sobre o que é o endividamento. Porque as chances de alguém se tornar inadimplente são grandes, devido à crise, inflação. São muitos fatores que interferem. A pandemia afetou grande parte da população e até quem tem estabilidade financeira”, comenta a dra. Eloiza. 
 
Segundo a especialista muitas pessoas prezam muito pelo nome limpo. “Ter o nome negativado pode gerar muitos prejuízos para o cidadão. A inadimplência gera conseqüências financeiras, problemas familiares e emocionais. Por isso, estamos aqui para orientar sobre a importância da educação financeira”.
 
A dra. Eloiza aconselha: “O conhecimento sobre seus direitos é a melhor arma. E antes de contrair uma dívida, pense antes de adquirir os bens,. Se é necessário ou não”.
 
Assista à live na íntegra:
 

Atendimento

De Segunda à Sexta-Feira das 09:00 às 17:00h

Endereço:

R. Silveira Martins, 53 - Sé
Centro - São Paulo/SP - 01017-010

Telefone:

(11) 3106-5098
(11) 3112-8455

Fliado a:

SISPESP SISPESP

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba as últimas notícias e novidades!


Redes Sociais

Siga-nos se você quiser se manter atualizado sobre o que está acontecendo !!!
2019 © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DIAPOIO