
A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) deu início, na última terça-feira, 16 de dezembro, à sua Assembleia Geral Ordinária (AGO), no Rio de Janeiro. O SISPESP, representado por sua presidenta Kátia Rodrigues, que também ocupa o cargo de Diretora de Assuntos da Mulher da CSPB, participou ativamente dos debates, com foco especial na urgente pauta feminina e no fortalecimento da entidade.
O primeiro dia da AGO concentrou-se na gestão interna e no planejamento administrativo-financeiro da Confederação. Após ampla discussão, os delegados aprovaram por unanimidade a Proposta Orçamentária para 2026 e o Parecer do Conselho Fiscal referente ao exercício de 2024, atestando a transparência e a solidez da gestão da CSPB.
.jpeg)
A assembleia seguiu na quarta-feira, 17 de dezembro, com uma programação especial. O Conselho de Representantes da CSPB recebeu dois convidados de peso para palestras: o Dr. João Cezar de Castro Rocha, Professor Titular de Literatura Comparada da UERJ, e o sociólogo Clemente Ganz Lucio, ex-diretor técnico do DIEESE e coordenador do Fórum das Centrais Sindicais. As participações enriqueceram o debate com análises que uniram cultura, política e conjuntura sindical. (Clique aqui e veja o debate na íntegra)
.jpeg)
Presidenta Kátia Rodrigues reforça a luta contra a violência e a importância da agenda feminina
Em sua intervenção, a presidenta do SISPESP, Kátia Rodrigues, celebrou uma importante conquista: "Atendendo a um pedido das mulheres da confederação ao nosso presidente, será incluída uma mulher na mesa diretora", anunciou Kátia, destacando um passo fundamental para valorizar a participação feminina nas instâncias de decisão do movimento sindical.
Em seguida, ela trouxe para o centro do debate nacional, a luta das mulheres servidoras e o combate ao feminicídio. Ela lembrou que, embora houvesse uma proposta para a realização do Encontro de Mulheres da CSPB em 2025, o ano foi marcado por uma intensa agenda de mobilizações, incluindo a resistência à Reforma Administrativa, o que demandou foco total do movimento.
Kátia alertou para a situação gravíssima no Estado de São Paulo, onde o governo estadual promoveu um corte drástico no orçamento da pasta da mulher, afetando diretamente campanhas e políticas públicas. “O nosso governador cortou praticamente toda a verba da pasta da mulher”, denunciou.
Como integrante do Conselho Estadual da Condição Feminina, ela informou que, em conjunto com a delegada Rose, estão articulando a realização de audiências públicas para enfrentar a epidemia de feminicídios que assola o estado. “Essa questão do feminicídio está um absurdo, principalmente também no estado de São Paulo”, afirmou.
.jpeg)
Compromisso firmado para 2026: Encontro de Mulheres da CSPB e ação transversal
Diante desse cenário de retrocessos e violência, Kátia Rodrigues fez um apelo direto à direção da CSPB para que a agenda das mulheres seja prioridade absoluta em 2026. “Eu gostaria só de reforçar, presidente, pro próximo ano, não esquecer dessa agenda”, solicitou.
Ela destacou a importância de marcar na agenda do próximo ano o Encontro de Mulheres da CSPB, sugerindo inclusive uma articulação internacional com entidades como a CLATE (Confederação Latino-Americana e Caribenha de Trabalhadores Estatais) e a ISP (Internacional de Serviços Públicos). “Fazer esse trabalho que o senhor faz tão bem, transversal em relação aos outros países também, porque infelizmente, violência contra a mulher é no mundo inteiro e principalmente na América Latina e no Caribe”, completou.
A presidenta também lembrou da importância da participação de todos e todas em um encontro previsto para março, que abordará questões africanas, reforçando a necessidade de uma atuação sindical antirracista e internacionalista.
O SISPESP segue sempre presente, representando os servidores e servidoras paulistas e colocando a luta das mulheres no centro da ação sindical, cobrando dos governos políticas efetivas e garantindo que a CSPB seja uma trincheira ativa no combate à violência de gênero e na defesa dos direitos de todas as trabalhadoras.
Confira no site da CSPB como foram os dois dias de evento:
CSPB conclui 1º dia de Assembleia Geral com foco em planejamento financeiro e gestão
Em decisão estratégica, CSPB aprova diretrizes para o Plano de Ação e Lutas de 2026 após análise de conjuntura
Clique AQUI e acesse mais fotos do primeiro dia de evento
Clique AQUI e acesse mais fotos do segundo e último dia de evento
.jpeg)
#SISPESP
#CSPB
#KátiaRodrigues
#MulheresnaLuta
#ChegadeFeminicídio
#ServidoresPúblicos