Erro no Google
fb

Sindicato Dos Servidores Públicos Do Estado De São Paulo

Noticia

SISPESP participa de debates sobre o futuro dos servidores públicos na SUBRAC Brasil 2026

  • IMPRENSA
  • /
  • AGO 2026
  • /
  • Noticias 164

 
 


A presidenta do SISPESP, diretora Nacional de Assuntos da Mulher da CSPB e membro do Comitê Interamericano da ISP, Kátia Rodrigues (Katita), esteve presente no SUBRAC – Brasil 2026, evento promovido pela Internacional de Serviços Públicos (ISP) que reuniu lideranças sindicais de todo o país em Fortaleza, entre os dias 4 e 7 de agosto. A participação da dirigente, que também integra a Força Sindical, central à qual o SISPESP é filiado, reafirma o compromisso do sindicato com o fortalecimento da democracia no serviço público e com a defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.
 
O SUBRAC Brasil 2026, realizado no Auditório da FETRACE, contou com uma programação extensa e diversificada, abordando temas centrais para a categoria dos servidores públicos. No primeiro dia, o seminário de abertura debateu a “Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) – Negociação Coletiva e Fortalecimento da Democracia no Serviço Público”, com a participação de palestrantes como o Professor Dr. Florivaldo Dutra de Araújo, da UFMG, a Diretora de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão, Rita Maria Pinheiro, e a advogada Fernanda Mella Vicari. O dia foi encerrado com uma oficina sobre os caminhos para regulamentar a C151 e uma plenária de sistematização.
 


No dia 5 de agosto, a programação foi dedicada às reuniões dos comitês temáticos da ISP Brasil. Enquanto os comitês de Jovens, LGBTQIA+, de Combate ao Racismo e de Meio Ambiente se reuniram para construir o Plano de Trabalho 2027, o Comitê Nacional de Mulheres realizou uma agenda intensa, que incluiu uma roda de conversa sobre a Convenção C190 da OIT com a deputada estadual Larissa Gaspar, além de debates sobre a avaliação de riscos de violência e assédio no trabalho e a execução da Política Nacional de Cuidados, aprovada em dezembro de 2024.
 
O dia 6 de agosto marcou a abertura oficial do Comitê Consultivo Sub-regional da ISP Brasil, com a participação de representantes de todo o continente. A mesa de conjuntura, intitulada “Eleições 2026: comunicação, democracia e futuro dos serviços públicos”, contou com as jornalistas Sara Góes e Isabel Sant’Anna Andrade, que provocaram reflexões sobre o papel da comunicação e os desafios para o serviço público no atual cenário político. No período da tarde, os setores temáticos se reuniram e houve debates sobre digitalização no setor público, com o Professor José Maria Monteiro (UFC), e sobre emergência climática, com o deputado estadual Renato Roseno (PSOL-CE).
 
O encerramento do evento, no dia 7 de agosto, foi marcado pela apresentação dos Planos de Trabalho dos Comitês Nacionais da ISP Brasil e pelos informes dos setores, consolidando as diretrizes para o próximo período. A programação incluiu ainda a oficina “Reconstruindo o poder sindical - É hora de ousar!”, que propôs uma reflexão aprofundada sobre o fortalecimento da ação sindical no país.
 


A presença de Kátia Rodrigues no SUBRAC Brasil 2026, representando o SISPESP, a CSPB e a Força Sindical, reforça a importância da articulação nacional e internacional na luta por um serviço público forte, democrático e valorizado. A dirigente, que acumula uma trajetória de mais de 29 anos no serviço público Estadual na saúde e atuação destacada nas pautas de gênero e diversidade, reafirma o papel do SISPESP como protagonista nas principais discussões que moldam o futuro dos trabalhadores e trabalhadoras do Estado de São Paulo e de todo o Brasil.
 
“Participar do SUBRAC é essencial para alinharmos as estratégias da nossa luta em âmbito nacional e internacional. Discutir a regulamentação da Convenção 151 da OIT, a ratificação da C190 e os impactos da digitalização e da emergência climática sobre o serviço público nos dá a certeza de que precisamos estar cada vez mais unidos e preparados para os desafios de 2027. Representar o SISPESP, a CSPB e a Força Sindical nesse espaço de construção coletiva é uma responsabilidade imensa, e voltamos para São Paulo com a missão renovada de fortalecer o nosso sindicato e garantir direitos para todos os servidores públicos", destacou Katita, ao final do evento.

A dirigente, que faz parte de dois comitês na ISP: Comitê de Mulheres e Comitê de Raça e Xenofobia, também fez questão de parabenizar a organização do evento e a qualidade dos debates promovidos. “É preciso reconhecer e exaltar o trabalho primoroso da Internacional de Serviços Públicos, que mais uma vez demonstra sua capacidade de articulação e sua importância estratégica para o movimento sindical. Nosso agradecimento especial ao secretário sub-regional da ISP para o Brasil, João Cayres, e ao secretário regional para Interamérica, Euan Gibb, pela condução impecável deste encontro nacional em Fortaleza. A dedicação e o compromisso de ambos com a causa dos servidores públicos são inspiradores e fundamentais para que possamos seguir avançando nas nossas pautas.”



CONFIRA AQUI UMA GALERIA DE FOTOS DO EVENTO

Pesquisa

Realiza sua busca por algum assunto

Atendimento
De Segunda à Sexta-Feira das 09:00 às 16:30
Endereço:

R. Silveira Martins, nº 53 - 4° andar - Sé

Centro - São Paulo/SP - 01019-000

Telefone:

(11) 3106-5098

(11) 95636-7601

Fliado a:

imgFederacaoPP     imgForcaSindical     imgCSPB     imgPSI

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba as últimas notícias e novidades!
2019 © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DIAPOIO
Menu App